sexta-feira, 11 de março de 2011

Tudo muda

Antes de vir para a Austrália cometi um grande erro. Normalmente, antes de dar qualquer passo que fosse de alguma relevância, eu planejava, prospectava, elaborava as condições de acerto e somente depois de tudo isso, eu resolvia. Com relação à minha viagem, o planejamento com relação as finanças foi muito bom. Relativizei o quanto iria gastar posteriormente, fiz um cálculo pra margem de custos e despesas... Mas com relação ao local percebi uma situação, eu não sabia para onde estava indo. Quando cheguei vi que não sabia absolutamente nada a respeito do local.

Percebi que a paisagem lembrava, e muito a do Brasil, por um lado, mas por outro pude constatar o quanto estou longe de casa. É muito estranho estar longe das pessoas que de uma forma ou de outra convivem com você constantemente. Relações que incluem afeto de verdade, assim como a família e os meus melhores amigos.

Não só pela geografia e quantidade de quilômetros de distância, mas a Austrália é muito além do que se possa imaginar. Aqui pude conhecer pessoas que agem de todas as formas possíveis. Conhecidos, amigos, mais que amigos, pessoas que se assemelham à minha família (um amigo em especial), pessoas que são infelizes, que não se enquadram no dia-à-dia e pessoas que nem mesmo sabem quem são. A cabeça realmente muda quando se está tão longe do lar.

Minha primeira impressão, com relação às pessoas foi de extrema afetividade, ajuda de todos os lados e gente parecendo estar querendo sempre me incluir em tudo o que acontecia. Posteriormente, percebi que as pessoas podem também ser bem oportunistas quando querem. É tudo uma questão de tato.Também posso dizer que conheci algumas realmente muito especiais, e que graças a Deus estão aqui para compor a minha australian family!

Até agora aconteceram grandes mudanças na minha forma de vida. Começando pelo princípio, estou na terceira casa aqui na Austrália. Já passei por Freshwater, Queenscliff e agora estou em Balgowlah Heights. A minha primeira bicicleta quebrou três vezes e me obriguei a comprar uma nova. A minha turma de escola já mudou duas vezes, e agora praticamente todas as pessoas estão saindo do curso porque os períodos letivos estão se encerrando.

A primeira casa que morei em Freshwater tinha uma estrutura boa. Eu morava com mais três pessoas e dividia o quarto com um menino. Com o tempo passei a perceber que o clima da casa não estava se assemelhando com o clima em que eu estava. Queenscliff foi uma opção porque lá encontrei um grande amigo, aliás, antes de lá. Foi o clima mais família com o qual tive contato. Agradeço aos meus amigos que abriram uma vaga a mais na casa (que nem existia) para que eu ficasse lá.

Eu estava com vontade de sair da minha casa em Freshwater, o clima estava meio pesado por lá. Sabe quando as pessoas (ou uma pessoa em específico) não te  cumprimentam mais? Estranho, mas acontece. Percebi que não era mais o meu lugar e conversando com um colega vi uma opção para o meu problema, uma temporada em Queenscliff.

Em Queenscliff moravam 5 pessoas na mesma casa: duas em cada quarto e mais uma na sala. No tempo de duas semanas que estive lá me diverti muito. A sala de casa era um canto confortável em que ficávamos conversando, cozinhando e devaneando por horas. Muito bom. Disposição para sair nunca faltava seja para onde fosse.

Como o período por lá estava se acabando, senti a necessidade de procurar por outro lugar para morar. Em um site que existe aqui o Gumtree acabei encontrando, assim como quase todas as outras soluções da minha vida australiana, um lugar para morar. O proposta era totalmente diferente das outras, cuidar da casa de duas a três horas por dia de segunda a sexta e em troca disso ter comida, hospedagem. internet, tv a cabo, acesso à piscina...

A casa em que moro atualmente é de uma família australiana composta por um casal de aproximadamente 40 anos e seus dois filhos, uma menina de 12 anos e um menino de 10 anos. Dentro da família tem um gatinho o Striper, ele é um super companheiro. Meu trabalho aqui fica entra cuidar da casa com atividades diárias e também dos animais. É, eu falei animais. Fiquei sabendo há pouco tempo que tem duas galinhas aqui. Elas são bem simpáticas e com elas tenho obrigações a exemplo da água, comida e...coletar os ovos :)! Loucura mas é isso sim. Dou comida aos peixes também, e esses somente são simpáticos quando estão com fome.

Com relação à minha bicicleta, tive alguns problemas. Em uma semana estourou a correia. Em outra a caixa de câmbio. e em outra a correia novamente. A parceira já estava enferrujada e tive que optar por um modelo sem tanta experiência : ( . Fiquei com pena dela, mas a bike entendeu que a vida é assim mesmo. Ela praticamente pediu para se aposentar. Comprando a bicicleta nova, dentro da caixa, nenhum problema aparente a não o de que eu estava a mais de 8km de casa e com ela dentro da caixa. Aff!

Nenhum táxi dando sopa...Ai, ai, ai meu Deus do céu.Ai fiz o que faria em qualquer lugar: liguei para um grande amigo e pedi opções. A dele (que estava dormindo no momento e a uns três quilômetros dali, além de dormindo) foi ir até onde eu estava e montar a minha nova bike para eu ir rodando pra casa. Em 20 minutos ele já estava ali com uma carinha de sono dizendo "O que você não pede chorando que eu não faço sorrindo?" Só ele mesmo!

Montamos a bike, digo montamos porque a minha ajuda foi extremamente necessária, ao estilo 'segura a bike' huahauauhauahuahua. No final das contas consegui ir pra casa já montada na nova parceira! Alegria, alegria. Eu sem bicicleta aqui não sou ninguém, ainda mais que vivo perdendo os ônibus quando resolvo seguir o time table.

A novidade é que estou melhor do que nunca, trabalhando em quatro empregos diferentes e sete dias por semana. Nessa semana, incrívelmente, estou de folga. Em breve vou postar sobre o WCT, evento de surf que presenciei na Gold Coast no final de semana passado. E quero ver se ainda consigo postar sobre a festa à fantasia que fui ontem. O Luxooooo! :)

2 comentários:

  1. Como é bom saber que as pessoas que gostamos estão bem. E mais, estão vivendo intensamente. Todo sacrifício tem seu valor. Tenho certeza absoluta que tu voltarás uma Juliana ainda melhor! Aproveite ao máximo esse momento especial e único. Outros virão, mas aí, a Juliana já não mais será a mesma. Quero o teu inglês PERFECT! E quero um canguru também, não te esquece. Beijos, Joana Weit

    ResponderExcluir
  2. Você é demais mesmo! Obrigada por todo o carinho e apoio. Seu kangaroo vai ter que ser de pelúcia, tá? Adoro-te! Saudades...

    ResponderExcluir