quarta-feira, 27 de abril de 2011

A saga dos cangurus - Easter Holiday - Parte 1

Aqui na Austrália o feriado de Páscoa é chamado de Easter Holiday. A data é a mesma, porém aqui este ano, ele acabou sendo agregado ao feriado de Anzac (Australia and New Zealand Arm Corps) e sendo assim, estendeu as comemorações para cinco dias aglomerados, o que chamamos no Brasil de feriadão.


Como as minhas atividades aqui em Ozzy não estão limitadas ao turismo, acabei não visitando muitos lugares diferentes e nesse feriado acabei optando por programações mais turísticas e menos festivas :p. O destino selecionado foi Milton, em Ulladulla.  A cidade é pequena e tem o maior jeito de interior (se bem que é) e o mais atrativo para mim, foi que de lá se pode ter contato com os cangurus de forma livre, sendo que eles podem ser vistos e tocados andando em bandos pelas praias e florestas naquela região.

A saída foi marcada para a sexta-feira de manhã, dia que no Brasil é lembrado o feriado da Sexta-Feira Santa. Bem cedo já estávamos na estrada, dia lindo e uma boa quantidade de chão pela frente. O tempo estimado para a chegada era de aproximadamente três horas, e assim foi.

O trânsito estava muito tranquilo e não tivemos problemas para poder chegar ao local desejado. O horário do check in estava marcado para as duas horas da tarde, e como chegamos em torno de meio-dia, aproveitamos para começar a fazer o turismo e descobrir por onde andavam os cangurus.

Acabamos descobrindo que havia um acampamento em Lake Conjola e que lá seria possível ver os animaizinhos, além de poder também ter a visualização de uma bela praia, e lá fomos nós. Chegando lá fomos bem recebidos, as pessoas que estavam acampando nos deram boas informações a respeito dos melhores horários e locais em que poderíamos estar ali para ver os cangurus.

O horário indicado foi entre as primeiras horas da manhã e o final de tarde para o início da noite. Infelizmente, no horário em que chegamos, meio-dia, nada poderia ser visualizado, então optamos por almoçar e retornar em um dos horários que havia sido indicado.

Acabamos comendo um sanduíche, muito bom por sinal em um local chamado Sharks. Dali seguimos de volta ao acampamento e dessa vez pudemos ver os marsupiais saltadores. A experiência foi um tanto estranha porque um dos alertas com relação aos cangurus foi com relação à agressividade dos bichinhos, que são conhecidos por aqui como boxeadores, e não é à toa.

A primeira impressão que tive quando vi os bichinhos foi que eles pareciam gnomos na floresta. Pode parecer estranho, mas eu estava com tanta vontade de vê-los que quando vi pareciam uma miragem, ali paradinhos com a cara de quem não está entendendo nada, e eu, menos ainda :p. Fiquei com bastante medo de me aproximar para poder tirar as fotos, fiquei muito receosa com relação à reação dos boxeadores e o ruim é que eles estão sempre com a mesma carinha, não existe como saber qual será a próxima reação.


Após conseguir espantar todos os cangurus da área e tirar todas as fotos com a maior cara de medo do mundo, me dirigi ao local onde iria deixar minhas coisas e, mais tarde dormir. O local era bastante agradável e a recepcionista era muito educada e hospitaleira, uma pena que um tanto mal informada. Aqui na Austrália na Sexta-Feira Santa as bottleshops não abrem e infelizmente a nossa anfitriã não sabia disso :(. A bebedeira teria que ficar para um outro dia. Outro dado que não havia nos sido apresentado era o de que nada abriria na cidade na parte da noite, a exemplo de um pub ou algo do gênero. As onze da noite mais nada estava aberto. Estávamos em uma cidade fantasma...

A programação continuou inalterada e na manhã seguinte nos dirigimos à praia de Milton, onde permanecemos até a tarde tomando um agradável Sol e apreciando a beleza da natureza local, que não era pouca.

De lá resolvemos ir a uma praia mais afastada no Murramarang National Park, Pebbly Beach. O acesso foi dado através da Princess Hwy, aproximadamente 40 minutos ao Sul de carro. Saindo da estrada principal entramos em uma outra de terra que nos levou diretamente ao parque. No início da estrada já conseguimos ver um canguru que se atravessou em frente ao carro transversalmente à estrada.

Ao sair do carro, olhando em direção à praia, vimos grupos de cangurus parados em frente a turistas comendo a vegetação que lá havia. Essa segunda impressão já me deixou um tanto mais confortável para poder tirar as fotos e colocar a mão nos boxeadores que desta vez me pareceram bem mais confiáveis. A experiência foi bem mais produtiva que a primeira já que pudemos aproveitar melhor o momento.

Saindo de Pebbly Beach nos dirigimos à Milton, já sabendo que o domingo seria o dia de retornar à Sydney. A viagem de volta foi bem tranquila e ao chegar em casa começaram os preparativos para a próxima trip que seria em direção à Blue Montains ; ).


                   
                  Sexta-feira saindo de casa em Sydney

Em direção à estrada na City

Paisagem da Princess Hwy direção Sul

As belezas da estrada

Parada para o café da manhã

Muitas áreas de criação de gado no caminho

Na praia do acampamento em Lake Conjola

Carro costumizado em Lake Conjola

Primeiro canguru visualizado no pátio de uma casa em Lake Conjola

Dentro do acampamento 

Canguru fazendo a refeição ou fugindo de mim

Eu morrendo de medo e os cangurus nem aí pra mim

Até que enfim consegui fazer contato com o bichinho

É só a capa da máquina mas ele sismou em querer pegar


Estrada para Pebbly Beach

Chegando em Pebbly Beach

Canguru mais faminto que já vi na vida

Ele pediu pra tirar essa comigo 
A essa altura nem medo eu tinha mais

Anoitecendo quase hora de ir embora


Pebbly Beach

Pebbly Beach

Pebbly Beach
Chegando em Milton Beach

Milton Beach
Professor e eu em Milton Beach


Voltando para Sydney

2 comentários:

  1. Que simpáticos esses bichos, porque não levou um pra casa? Hahah.

    E outra, meus colegas australianos aqui em Tübingen me disseram que eles (os cangurus) na verdade não dão socos, e sim chutam. Ou seja, praticam um kickboxing animal.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei sabendo disso, ate porque eles se apoiam no rabo, ele eh que da sustentacao pros pulos e pro chute. As patas dianteiras servem somente para agarrar :D

    O mito eh tao forte que tem um monte de bichinhos de pelucia aqui vendidos com luvas de boxe ;)

    ResponderExcluir